terça-feira, 2 de março de 2010

Pesquisa realizada por estudantes do Amazonas avalia o costume da população de destinar resíduos para reciclagem


Um levantamento realizado nas cidades do interior do estado do Amazonas revelou que a maioria dos moradores destina seus resíduos sólidos para reciclagem.

A pesquisa “Os resíduos sólidos: um desafio para cidadania” foi realizada pelos alunos da Escola Estadual Pedro Silvestre, por meio do projeto de Educação de Jovens e Adultos, EJA. Com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, Fapeam, o projeto fez parte do Programa Ciência na Escola, PCE.

A coordenadora do estudo, professora Ana Cláudia Ferreira Olímpio, explicou que a ideia surgiu dos estudos sobre os impactos ambientais e a análise de sua influência no desenvolvimento cultural dos povos. “Queríamos saber se aspectos sociais, culturais e econômicos influenciam na forma como o indivíduo fazia o manejo dos resíduos domésticos”, disse.

Os estudantes fizeram um levantamento bibliográfico, além de uma pesquisa de campo. Moradores das margens do igarapé de São Raimundo, em Manaus, Rio Preto da Eva e Careiro da Várzea responderam questionários com perguntas sobre frequência da coleta, métodos de separação de lixo, entre outras questões.

Nos municípios de Rio Preto da Eva e Careiro da Várzea, 89% dos entrevistados disseram que recolhem seus resíduos e os colocam nos locais indicados para coleta pública.

As principais razões, de acordo com os entrevistados que não destinam o lixo para reciclagem, são a falta de conhecimento dos programas de coleta seletiva e a falta de costume.

No total, foram visitados 200 domicílios. Nos bairros da Glória e São Raimundo, em Manaus, o resultado apontou que apenas 52% dos moradores reaproveitam os resíduos.

Na avaliação da coordenadora, os moradores devem receber orientações específicas sobre a importância da destinação correta dos resíduos e o papel de cada um nesse processo.

Os alunos promoveram palestras e um curso básico de transformação de resíduos em artesanato, com objetivo de incentivar a população a contribuir com a redução dos impactos ambientais causados pelo lixo.

Nos dias 10 e 11 de março os resultados da pesquisa serão apresentados durante a Mostra Pública do PCE, na Arena Amadeu Teixeira.

Fonte: Agência Fapeam

Nenhum comentário: