terça-feira, 5 de junho de 2012

No Dia Mundial do Meio Ambiente: PNGATI promulgada e TIs homologadas


Aproximando da RIO+20, a tão esperada promulgação do Decreto da Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial de Terras Indígenas [PNGATI] pela Presidenta Dilma ocorreu hoje, na cerimônia do Dia Mundial do Meio Ambiente, realizada no Palácio do Planalto.

Segundo a Assessoria de Comunicação do CIMI, em pronunciamento à presidenta, a representante dos indígenas Sônia Guajajara pediu diálogo, revelou angústias vividas pelas comunidades, fez reivindicações e pediu comprometimento do governo contra a PEC 215 e o PL da Mineração.

Notícias de 05/06/2012, em:



Fotos abaixo: 5a. Consulta da PNGATI, realizada em Manaus-AM, junho de 2010

Naquela oportunidade, Liana Amin Lima da Silva, na época, conselheira consultiva do CEDAM, participou da 5a. Consulta da PNGATI, representando o CEDAM, entre os representantes de organizações da sociedade civil. Todos presentes, entre lideranças indígenas, representantes do MMA, FUNAI e representantes da sociedade civil (universidades e ONGs), saíram muito otimistas com a conclusão dos trabalhos e o compromisso de que o Decreto da PNGATI seria assinado pelo Presidente Lula e promulgado antes do término do seu mandato.
Dois anos se passaram e finalmente a PNGATI é promulgada! 
  

Nenhum comentário: